- sobre a confiança;

me diz, como que a gente pode confiar em alguém atualmente?
eu vejo um monte de pessoas cansadas e machucadas.
vejo um monte de pessoas acostumadas a machucar.
todo mundo tem uma (ou mais) histórias similares.

fomos condicionados a desconfiar até da nossa sombra.
a confiança morre a cada pequena mentirinha, a cada pequena desconfiança.
morre aos poucos. entende?

da mesma forma ela é construída, conquistada no dia-a-dia.
e com passos lentos. bem lentos, eu diria.
mas por mais que você trabalhe nela, por mais que a solidifique, sempre existirão rachaduras.

a gente sabe que todo mundo mente.
é uma característica intrínseca do ser humano.
é meio que uma questão de sobrevivência, de adaptação.
só que é aí onde as pessoas perdem a noção do limite.

pessoas jogam no lixo relacionamentos(amorosos e amizades) por mentirinhas bobas, meias verdades. pessoas destroem tudo o que haviam contruído por anos em alguns míseros segundos.

não existe "me perdoa?" que faça esquecer. não existe "eu te amo" que faça perdoar. não existe "foi um mentirinha" que não faça doer.

então depois de anos ouvindo as mesmas mentiras, as mesmas desculpas e os mesmos pedidos de perdão, não é de se surpreender que um ser humano tenha dificuldade em acreditar no outro.

nesta porcaria de mundo tudo se perde, até o respeito.


p.s.: se for para mentir e foder com tudo, que seja uma mentira grande, importante. seja homem e não conte uma mentirinha de merda, seu bosta. (isso não é pra alguém específico)

Comentários

Vitor disse…
eu já fui traido, se pá mais de uma vez... que eu saiba foi uma só, mas já fui. Já passei por circunstâncias ruins, que me fizeram perder a confiança em alguém. Não é por isso que eu deixo de confiar em qlqr pessoa. Cada um é cada um, e todas as relações são diferentes.
Que a confiança morre a cada pequena mentira, eu concordo. Não concordo que ela deva morrer a cada pequena desconfiança. Se você perde a confiança quando desconfia significa que vc não deu a chance de saber se aquela desconfiança procede ou não. Na lei e na vida todo mundo é inocente até que se prove o contrário. Desconfiar é muito fácil e confiança é algo muito importante, chega a ser egoísta deixar de confiar por desconfiança. Deixar de confiar após um fato é uma coisa, desconfiança é algo subjetivo, vc pode estar certa ou errada.
As rachaduras devem existir quando a confiança já foi perdida. Sempre digo que confiança é igual um vaso, quando quebrada vc pode até colar, mas nunca vai ficar a mesma coisa. Quando quebrado. A forma que vc escreveu é exatamente ao contrário da forma que é. Vc escreveu de forma a mostrar q a confiança se desfaz a cada dia, quando na verdade ela deveria crescer a cada dia.
Todo mundo mente, sim, mas nem todo mundo mente pra todo mundo.
É compreensível que a forma de explicar um fato seja parecida com a de alguém que já mentiu pra vc, afinal o mentiroso faz de tudo p/ parecer autentico. Cabe a vc analisar, testar quem está falando, pra saber se é mentira ou não.
Confiança é algo que se constrói com o tempo, não que se destrói. Desconfiar tb é do ser humando, mas não podemos tomar atitude nenhuma, ou nos chatearmos, ou qlqr coisa, baseados em desconfiança. Desconfiança não é certeza e vc pode estar "sofrendo" sem necessidade.
Vitor Finatto disse…
Eu já fui traído, que eu saiba uma vez, mas se pá devo ter sido mais vezes. Já passei por situações que me fizeram perder a confiança em determinadas pessoas... isso não me faz deixar de confiar nas pessoas. Particularmente penso que todo mundo é bom, é como em uma prova... sua nota inicial é 10, conforme vc vai errando sua pontuação vai baixando. Todo mundo começa com 10.
Não acho que fomos condicionados a desconfiar, desconfiança é como mentir. Todo mundo mente e todo mundo desconfia. Talvez todo mundo desconfia pq todo mundo mente, vai saber... o que vale ressaltar é que nem todo mundo mente pra todo mundo.
Concordo que a confiança morre a cada mentira, e discordo que ela morre a cada desconfiança.
Desconfiança é algo subjetivo, vc pode desconfiar de tudo a qlqr momento, mas vc n pode deixar de confiar por causa dessa desconfiança. Confiança é algo muito importante e ela só pode morrer depois de que algum fato tenha acontecido. Não é pq vc desconfia de algo que aquilo realmente ocorreu, entende? Eu acho que é agir com certo egoísmo perder a confiança por desconfiar, afinal todo mundo é inocente até que se prove o contrário.
As rachaduras só devem ocorrer quando alguma coisa acontecer... e elas existem. Sempre digo que confiança é igual vaso, podemos até colar quando quebra, mas nunca vai ficar a mesma coisa.
Não pense que a confiança cai a cada dia, mas que ela cresce a cada dia... digamos q ela cresça em PA e quando cai, cai em PG. (NERD)
É assim que confiamos nos outros, apenas vivendo um dia de cada vez e dando a todos a chance de construirem nossa confiança...
SSKuka disse…
Olá
A mentira pode ser apenas uma outra forma de compreender as coisas, seja pela leitura própria seu fantasioso mundo interior (a mentira originada da ingenuidade), seja pela mente perturbada de um egocêntrico patológico que não consegue aquilatar a intensidade da dor que provoca no outro (a mentira sórdida originada na maldade)...

Postagens mais visitadas deste blog

- pequeno tratado de vida interior;

- falsas memórias (de você);

- pindorama;